O SINTESPB/UEPB vem à público repudiar veementemente a decisão do Presidente da República Jair Bolsonaro em nomear o Professor Valdiney Veloso Gouveia como Reitor da UFPB, tendo ele obtido apenas 5% dos votos da comunidade acadêmica e ter ficado em terceiro na lista tríplice. Este ato é um desrespeito a toda comunidade acadêmica que votou, através de um processo democrático, e elegeu como a mais votada a Professora Terezinha Domiciano.
Independente de sua prerrogativa de indicar qualquer um da lista tríplice, o ato do presidente demonstra total desprezo pelo processo democrático, uma vez que o processo de consulta tem como objetivo de oportunizar a própria comunidade acadêmica a escolha, através do voto, do projeto político e acadêmico que mais se identifica. Nada mais justo para quem vivencia a instituição, ter o direito de escolher aqueles que estarão à frente dela.
Essa postura do presidente só vem contribuir ainda mais para o entendimento de que ele nunca se importou com o perfil técnico, de competência ou democrática para indicar aos cargos das instituições públicas. O que temos visto é que as indicações passam pelo crivo exclusivamente ideológico. Se o Senhor Valdiney Veloso Gouveia tem alinhamento ideológico com o Presidente, entendemos que ele comunga com a mesma visão negacionista da Ciência de Bolsonaro. Essa visão negacionista faz com que as instituições que desenvolvem a Ciência, como as Universidades, por exemplo, tornem-se alvos de desmonte por parte deste Governo.
Nos últimos anos, o investimento em Universidades e Instituições, que desenvolvem e fomentam as pesquisas científicas, foi reduzido drasticamente, limitando ainda mais o desenvolvimento da Ciência em nosso país. Não podemos aceitar pacificamente a esta conduta de desmonte dessas instituições. A comunidade acadêmica tem demonstrado nas eleições das universidades aversão a qualquer projeto que se identifique com a postura do Governo Federal. Por isso, candidatos alinhados a esta política têm recebido poucas adesões, como aconteceu na UFPB, em que o Reitor indicado por Bolsonaro recebeu apenas 5% dos votos.
O SINTESPB/UEPB convoca a todos os cidadãos e instituições para combater qualquer ato antidemocrático que viole a vontade do resultado do pleito. Não podemos ficar calados diante deste retrocesso. A universidade é um espaço democrático e suas escolhas não podem ser rapinadas por quem não respeita um processo democrático de eleição. Respeito às decisões da comunidade acadêmica! Que seja nomeada a primeira colocada na lista tríplice!
Seja o primeiro a comentar