Ontem, 21/10, foi um dia histórico para a comunidade acadêmica que compõe a UEPB, no qual foi realizado o pleito de consulta para o reitorado do quadriênio 2020-2024. A participação foi a maior das últimas consultas. A novidade foi a votação remota, onde os participantes podiam votar através da internet.
Para Gustavo Terto, vice-presidente do SINTESPB/UEPB, a votação remota já era uma modalidade que estava sendo pensada e com a crise sanitária foi antecipada. Para ele, o resultado se demonstrou eficiente e seguro e que deve permanecer para as próximas eleições. "Não é novidade para nós uma eleição remota, pois em 2019 realizamos a eleição para os conselhos superiores e para a CPPTA nesta modalidade e o resultado também foi muito bom", lembrou Gustavo.
No pleito realizado ontem, concorreram quatros chapas e a mais votada foi a das professoras Célia Regina e Ivonildes Fonseca, totalizando 44,34% dos votos válidos. A próxima etapa é a definição da lista tríplice aprovada pelo CONSUNI e encaminhada para o governador para que este possa empossar uma das três chapas.
O SINTESPB/UEPB já se pronuciou publicamente antes do dia da consulta ser a favor do empossamento da chapa mais votada. Segundo Fernando Borges, presidente do SINTESPB/UEPB, empossar os mais votados é respeitar a democracia interna da comunidade acadêmica que apontou, através do voto, em qual projeto ela mais se identificou. "É preciso que o governador respeite a vontade da maioria", completou Fernando. Ele ainda lembrou que todos os candidato assinaram uma carta-compromisso que defendia o empossamento da chapa que obtivesse mais voto.
Fernando, também, destaca que passado o pleito é hora da categoria se unificar em pautas importantes para os técnicos administrativos assumidos pelos candidatos. "Empossada a nova reitora, o SINTESPB cobrará as demandas que ela se comprometeu, como a implantação híbrida do teletrabalho, dentre outros", finalizou Fernando.
O SINTESPB/UEPB parabeniza à todos que participaram desta consulta histórica na UEPB, sobretudo, aos técnicos administrativos pelo número recorde de votantes. Parabeniza, também, a Comissão Eleitoral e os técnicos do CTIC por organizarem um momento tão importante. Parabeniza, ainda, aos professores Etham Barbosa e Val Margarida, Célia Regina e Ivonildes Fonseca, Juracy Regis e Jacqueline Echeverría e Carlos Enrique e Isabelle Silva por proporcionarem um rico debate e proporem alternativas para melhorarmos enquanto instituição.
O SINTESPB/UEPB, enquanto entidade representativa dos técnicos administrativos da UEPB, se compromete como sempre tem feito em defender com responsabilidade os direitos da categoria, bem como a busca pela melhoria da qualidade de vida dos nossos técnicos.
Seja o primeiro a comentar