A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou hoje, dia 22/05, a Audiência Pública virtual para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 - LDO/2021.
O Governo do Estado tem sinalizado que quer contingenciar o orçamento da Universidade para a LOA de 2021. Na proposta da LDO que está em discussão da ALPB, o governo que alterar o Parágrafo ùnico do Art. 35, que diz "não poderá haver diminuição das transferências destinadas à Universidade Estadual da Paraíba, mediante contingenciamento discricionário por parte do Poder Executivo”.
Para Gustavo Terto, vice-presidente do SINTESPB/UEPB, que representou a instituição na Audiência Pública, a ameaça de contingenciamento do orçamento da UEPB é prejudicial para toda a Paraíba, pois a Universidade tem uma importância econômica muito forte nas sedes e redondezas onde estão em funcionamento, como também tem um papel central na produção de conhecimento e tecnologias do Estado. Gustavo lembrou a contribuição que a UEPB está dando para o enfrentamento ao COVID-19 com a fabricação de máscaras, alcool gel e respiradores artificiais. "Nesse momento onde se nega a ciência, nada melhor do que se investir na ciência", sentenciou Gustavo.
O SINTESPB/UEPB está dialogando com os deputados para que não haja nenhuma forma de contingenciamento ou corte no orçamento da Universidade para o ano que vem. O objetivo do diálogo é fortalecer ainda mais a UEPB como um espaço de desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia.
Seja o primeiro a comentar