A doença COVID-19 causada pelo coronavirus está se alastrando rapidamente pelo Brasil. Especialistas alertam que nas próximas semanas o número de infectados deve aumentar consideravelmente.
Neste sentido, o SINTESPB/UEPB faz, em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da própria UEPB, faz suas orientações aos técnicos administrativos, visando guardar a saúde de todos que compõe a UEPB
Grupos de Risco
Os trabalhadores que se enquadram em grupo de risco, bem como aqueles que convivem com pessoas do mesmo deverão ser liberados para cumprir isolamento domiciliar e atuar em teletrabalho. Considera-se grupo de risco:
- Pessoas com mais de 65 anos
- Portadores de doença pulmonar (Asma, Bronquite, tuberculose, Doença pulmonar obstrutiva crônica etc);
- Diabéticos
- Hipertensos
- Cardiopatas (pessoas com doenças no coração)
- Quem tem insuficiência renal crônica
- Quem tem doença respiratória crônica
- Baixa imunidade
- Pessoas em tratamento oncológico
- Pessoas que receberam transplante de órgãos recentemente
MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
Evite o compartilhamento de objetos
Deve-se evitar compartilhar objetos de escritório, como canetas, réguas, pranchetas, telefones, ente outros. O mesmo vale para ferramentas de trabalho. Porém, se não for possível, limpar os objetos e ferramentas com álcool antes do uso.
Deve-se também requisitar a UEPB o equipamento de proteção necessário para o trabalho: Jaleco, luvas e o que mais for necessário para evitar o contato com superficies possivelmente contaminadas.
Servidores que voltam do Exterior ou de outros estados com contágio
O Governador da Paraíba recomendou quarentena para pessoas que viajaram recentemente para destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Brasília e Pernambuco, devido ao alto número de casos nos estados. Servidores que retornaram recentemente desses locais devem comunicar a PROGEP e a chefia imediata para que fiquem em quarentena
Recomendações da OMS
Lave as mãos frequentemente
Lave as mãos frequentemente e limpe-a com desinfetante a base de álcool 70% ou lave-as muito bem com sabão e água.
Por quê? Lavando as mãos com água e sabão pode matar os vírus que possivelmente estejam *nas suas mãos.
Mantenha distanciamento social
Se afaste no mínimo um metro de quem estiver tossindo ou espirrando.
Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, solta pequenas gotas de água do nariz ou da boca, gotas que podem conter vírus. Se você está próximo demais, pode aspirar essas gotas, incluindo o COVID-19, se a pessoa que estiver tossindo for portadora do vírus.
Evite tocar os olhos, nariz e boca
Por quê? As mãos podem tocar superfície que contem o vírus vivo. Uma vez contaminada a mão pode transferir o vírus para sua boca, nariz ou olhos. Através dessa entrada, o vírus pode te infectar.
Pratique a higiene respiratória
Observe se você e as pessoas ao seu redor seguem regras de higiene respiratória. Isso significa cobrir as mãos e o nariz com o cotovelos ou um lenço quando você tosse ou espirra. Observe também que o lenço deve ser descartado logo em seguida
Por quê? Gotículas de saliva espalham o vírus. Com uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor de vírus como Gripe, Resfriado e COVID-19
Se você tem FEBRE, DIFICULDADE PRA RESPIRAR E TOSSE, procure o serviço de saúde.
Fique em casa se você não se sente bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar Ligue para um dos telefones voltados a tirar dúvidas sobre o COVID-19 na Paraíba. São eles:
- (83) 99146-9790
- (83) 99146-9250
- (83) 99147-0810
Por quê? As autoridades deverão ter as informações mais atualizadas sobre a situação na Paraíba. Ligar antes de ir ao hospital permitirá que você siga as orientações dos profissionais de saúde afim de resguardar a sua saúde e a de terceiros.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO PARA PESSOAS QUE ESTIVERAM OU VISITARAM ÁREAS ONDE O COVID-19 ESTÁ SE ESPALHANDO
Fique em casa se você se sentir sintomas de gripe, como dor de cabeça e nariz escorrendo.
Por quê? Evitando contato com outras pessoas e visitas a instalações médicas vai permitr que tais instalações funcionem de forma mais eficiente, além deproteger você e os outros do COVID-19 e outros vírus.
Se você tiver febre, tosse e dificuldade pra respirar, isso pode ser por causa de uma infeção respoiratória ou uma outra doença séria. Procure um médico e instruções para ir diretamente a uma unidade de saúde. Isso também previne que o COVID e outros vírus se espalhem.
Referências:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/03/16/ministerio-publico-do-trabalho-divulga-medidas-para-conter-infeccao-por-coronavirus-entre-trabalhadores.ghtml
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
Seja o primeiro a comentar