SINTESPB/UEPB: “A ÚNICA INVASÃO PERMITIDA NAS UNIVERSIDADES É A DAS IDEIAS”

Publicado em:

O SINTESPB/UEPB festeja a posição do STF sobre as invasões e monitoramento ideológico nas universidades. Na tarde de ontem, dia 31/10, os ministros do STF decidiram manter a posição da Ministra Cármen Lúcia de suspender atos de fiscalização da justiça eleitoral nas instituições de ensino superior em diversos estados brasileiros. Na sua justificativa a ministra afirmou que a única invasão respeitada nas universidades é a das ideias e pluralidade de pensamentos.

O SINTESPB/UEPB, enquanto entidade de classe, classifica as atitudes tomadas pela justiça eleitoral em fiscalizar as aulas e as entidades representativas como um patrulhamento ideológico típico de períodos ditatoriais. Em uma sociedade democrática é inaceitável qualquer tipo de censura ou patrulhamento de pensamentos e ideias. Temos que dar enfrentamento a qualquer postura que se apresente contrário ao estado democrático de direito.

A universidade em seu conceito mais amplo é a representatividade da pluralidade de ideias. A diversidade de pensamentos é o que faz da universidade uma Universidade. O patrulhamento ideológico tem como objetivo em extinguir a diversidade e implantar em seu lugar um pensamento único; uma visão de mundo baseada em apenas uma forma de pensar.

Muitos relatos da história nos mostraram que qualquer tipo de censura pode prejudicar o avanço da sociedade. Muitas pessoas que divergiram do pensamento hegemônico foram presos, queimados ou tiveram que se retratar publicamente. O que seria de nós se Copérnico não divergisse do pensamento da época?

A diversidade de ideia é o que rege as sociedades. São através dessa multiplicidade de pontos de vistas que crescemos enquanto seres humanos. Não podemos nos calar diante de tentativas de nos intimidar; de tentar calar as vozes dissonantes. Devemos resistir a qualquer movimento de uma ditadura do pensamento. Resgatando aqui a famosa frase de Voltaire: “posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”, dizemos que o SINTESPB/UEPB será resistente a qualquer tentativa de desconstrução de uma sociedade múltipla de ideias; diversa nos pontos de vistas; plural em seus pensamentos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário!

seu e-mail não será publicado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Conteúdo principal 1
  2. Menu 2
  3. Rodapé 4
  4. Modo Escuro 5
  5. Mapa do Site 6

Pular para o conteúdo