Publicado em:
tempo de leitura: 3 minutos
O SINTESPB/UEPB parabeniza o servidor técnico administrativo da UEPB, Francisco Rodrigues, pela aprovação do seu projeto no edital nº 005/2018 da FAPESQ. A sua conquista não pode ser considerada uma conquista individual, mas de toda uma categoria.
Francisco publicou um texto em uma página da rede social contando o processo o qual passou para manter a aprovação do seu projeto. Segundo o seu relato, o projeto “Desenvolvimento de pigmentos sustentáveis a partir de insumos naturais e regionais” foi aprovado com a nota superior a nove pelo comitê da FAPESQ.
No entanto, após queixas de professores que não tiveram os seus projetos aprovados, foi enviado questionamento a FAPESQ sobre a aprovação do projeto de Francisco, já que o mesmo não seria um docente. Desta forma, a FAPESQ enviou um ofício direcionado ao técnico informando que o seu projeto havia sido desqualificado por ausência de uma documentação da universidade informando o seu vínculo de pesquisador na instituição.
Francisco recorreu, informando que toda documentação tinha sido enviada, conforme descrito no edital e nos mesmos moldes dos outros pesquisadores que foram aprovados. Por fim, o recurso foi julgado procedente quanto a aprovação do projeto e o nosso pesquisador já assinou o termo de convênio.
Esse processo só demonstra, ainda, a visão que a instituição tem sobre os técnicos administrativos. A vitória de Francisco neste caso nos mostram que é preciso enfrentar essas visões conservadoras de que os servidores técnicos administrativos não podem contribuir nas funções de pesquisa e coordenação administrativa por não serem professores. Se pegarmos a titulação dos técnicos veremos que a cada dia cresce em nosso meio o nível de capacitação destes.
Por isso, é preciso lutarmos para podermos ocupar mais espaços de discussão e definição de estratégia como é o CONSUNI; podermos desenvolver mais pesquisas; ocupar espaços de chefias, sobretudo, nas coordenações de cursos, dentre outros espaços que devemos ocupar.
Para isso, o SINTESPB/UEPB propõe um fórum permanente de discussão sobre os técnicos administrativos para apontarmos estratégias que superem a visão restrita que a instituição ainda tem em relação aos técnicos. Tal proposta foi lançada pela própria categoria nos grupos de redes sociais, mas reiterada aqui pelo Sindicato.
Parabéns Francisco Rodrigues! Você é representa toda uma categoria. Que sua pesquisa possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida do nosso planeta e dos seres vivo que nele habita. Parabéns nosso pesquisador!!!!!!!!!!
Seja o primeiro a comentar