SINTESPB/UEPB PARTICIPA DA XXIII CONFASUBRA

Publicado em:

O SINTESPB/UEPB participou da XXIII CONFASUBRA realizada entre os dias 06 a 11 de maio em Poços de Caldas/MG. O evento englobou a participação dos sindicatos que são filiados à FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil).

O congresso teve como tema central a análise da conjuntura nacional e internacional e os desafios dos servidores de instituições de ensino superior pública para o futuro. Além disso, foi eleita a nova diretoria nacional e o Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2018/2021.

Foram eleitos 06 delegados em Assembleia realizada no dia 03 de abril para representarem os sócios do SINTESPB/UEPB.

O QUE É CONFASUBRA?

Antes de responder o que é CONFASUBRA, é necessário falarmos sobre a FASUBRA.

A FASUBRA é uma federação de sindicatos de técnicos administrativos de instituições de ensino superior pública - IES. Seu objetivo é articular e mobilizar ações que visem a luta por direitos dos referidos servidores.

Portanto, a CONFRASUBRA é um Congresso realizada a cada 3 anos para discutir as pautas desses servidores e definir planos de ações conjuntos para a luta de direitos.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONFASUBRA?

O Congresso é importante na medida em que possibilita as discussões sobre os problemas dos técnicos administrativos das IES públicas: universidade federais e estaduais e os institutos federais.

A partir das discussões, elabora-se um plano de ações para que virem bandeiras de lutas. Neste ano, as maiores discussões foram:

  • Implantação do horário contínuo nas instituições que ainda não estão em vigor e busca de formas para que o horário contínuo esteja previsto em lei de forma permanente;

  • Maior representatividade dos técnicos administrativos nos conselhos universitários, pois em todos os conselhos em funcionamento, o número de técnicos é ínfimo, se comparados aos dos professores. Tal desproporção pode acarretar no prejuízo para os técnicos em pautas específicas;

  • Discussão sobre as formas de negociação com o governo federal e com os governos estaduais sobre o respeito as datas-bases dos servidores. Na UEPB, por exemplo, há uma perda de aproximadamente 1/3 do poder de compras dos servidores nos últimos 4 anos;

  • Ser mais incisivo nas questões relativas ao assédio moral, sexual e todas as formas de discriminação (etária, etnia, raça, gênero e sexualidade, dentre outros);

  • Garantia de uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, afastando qualquer possibilidade de pagamento de mensalidade na graduação ou na pós-graduação;

  • Respeito aos planos de cargo e carreiras dos servidores.

POR QUÊ ENVIAR DELEGADOS DA UEPB PARA A CONFASUBRA?

A participação de toda representação sindical é importante nesse processo de discussão. A FASUBRA tem suas limitações, sobretudo, nas discussões sobre as problemáticas que afligem as instituições de ensino superior público estadual. Portanto, a participação dos delegados da UEPB foi necessária para colocar em pauta os desafios enfrentados por estas universidades.

Só para se ter uma ideia, os técnicos administrativos da UERJ (Universidade Estadual do Rio de janeiro) passaram 18 meses em greve, resultado de uma política de precarização do ensino superior estadual.

A UEPB há quatro anos não tem reajuste salarial, o que fez acumular uma perda salarial de quase 1/3 do poder de compras. As progressões funcionais estão congeladas e não perspectivas de melhorias.

Os representantes da UEPB pautaram as dificuldades em realizar atividades de mobilização da categoria e reivindicaram colaboração da FASUBRA nas ações realizadas pelo SINTESPB/UEPB referentes as lutas por direitos.

O SINTESPB/UEPB agradece a todos os delegados que com firmeza colocaram as dificuldades da conjuntura atual e reivindicaram colaboração nas lutas acampadas, representando a nossa instituição.

Vamos às lutas!!!!!!!!!

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário!

seu e-mail não será publicado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Conteúdo principal 1
  2. Menu 2
  3. Rodapé 4
  4. Modo Escuro 5
  5. Mapa do Site 6

Pular para o conteúdo