Publicado em:
tempo de leitura: 3 minutos
A Secretaria Adjunta da UEPB do sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba – SINTESPB/UEPB dá boas-vindas aos novos servidores que tomaram posse nesta segunda-feira, dia 23.
Estamos festejando a chegada de vocês, pois acreditamos que a entrada de servidores através de concurso público fortalece a nossa categoria. Neste momento, precisamos nos unificar para dar enfrentamento a uma onda de ataques contra os serviços públicos. Foram diversas ações que impactaram diretamente na vida dos servidores: Emenda Constitucional nº 95 de 2016 que limita o teto de gastos do governo federal por 20 anos; e a Lei nº 13.429/2017, que permite a terceirização de atividades fins; dentre outros. Além disso, vem aí a discussão da reforma da previdência, onde os mais atingidos serão os servidores públicos.
No âmbito estadual, também estamos como alvos. A lei nº 10.660/2016 congelou os salários e as progressões. Os servidores da UEPB estão a 4 anos sem reajuste salarial, somando uma perda de quase 30% do poder de compra. Ainda, o orçamento destinado à Universidade não contempla as demandas da instituição. Só para ter ideia, o repasse financeiro previsto para a UEPB este ano é menor do que o repassado em 2015.
Portanto, este é o momento de nos mantermos unidos para garantir que os nossos direitos, os quais conquistamos através de lutas, não sejam desrespeitados. É preciso que os servidores comecem a se mobilizar para que, pelo menos, garantir os direitos já conquistados.
O SINTESPB/UEPB não tem bandeira partidária. A única bandeira que levantamos é de um país livre, justo e solidário, como prega a nossa Constituição Federam de 1988, inclusive, para os que prestam serviços públicos. Por isso, é preciso fortalecer as categorias.
Nesses últimos o SINTESPB/UEPB participou efetivamente de todos os processos que garantiram a melhoria de direitos da categoria. São eles:Instituição do vale-alimentação em 2013;
-Modificação do PCCR, o qual reduziu de 4 para 2 anos a progressão por tempo de serviço e duplicou os percentuais do mestrado e doutorado em 2014;
-Instituição do vale-saúde em 2015;
-Aplicação do horário ininterrupto em 2016;
-O descongelamento das progressões em 2017;
O sindicato é a representação dos desejos e anseios coletivos. É através dele que as negociações são realizadas. Dessa forma, fortalecer o Sindicato, é fortalecer a categoria e, por conseguinte, a luta dos nossos direitos. Portanto, é importante a filiação para que o SINTESPB/UEPB possa seguir na luta e avançar nos direitos conquistados.
Seja o primeiro a comentar