Publicado em:
tempo de leitura: 2 minutos
No dia 18 de fevereiro de 2018 os moradores do bairro de Tibiri Fábrica do município de Santa Rita/PB acordaram atordoados. Ao som de gritos e objetos sendo quebrados, mais uma vítima do feminicídio. Joseane França de Lima levou 28 facadas do seu companheiro com quem tinha 3 filhos. Joseane está entre as 20 mulheres assassinadas no estado da paraíba nos primeiros 50 dias do ano de 2018. Tais crimes apresentam as mesmas características: o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres.
O dia 08 de março é comemorado o dia internacional da mulher. Frequentemente, neste dia, as mulheres recebem flores e chocolates como em comemoração pelo seu dia. O que se comemora não é a mulher em seu contexto de uma sociedade machista, mas sim, um momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais.
Por isso, o SINTESPB/UEPB vem parabenizar todas as mulheres que lutam diariamente para serem vistas como pessoas de direitos, as quais são donas do seu corpo e de seu jeito de ser; mulheres que buscam igualdade nos salários pagos no mercado de trabalho; mulheres que lutam contra a cultura do estupro; mulheres que reivindicam seus lugares nos espaços públicos; mulheres com direitos de usarem qualquer vestimenta que desejarem; mulheres que podem ser o que quiserem.
O SINTESPB/UEPB, neste dia, convoca a todos para refletirem sobre a questão de gênero e discutir que as mulheres que perdem sua vida a cada dia são vítimas de uma sociedade que delimitam os espaços e as formas de atuação delas. Muitas conquistas foram alcançadas, no entanto, há diversos desafios nos dias atuais. É necessários refletir sobre tais questões para almejarmos uma sociedade mais justa para todos. Em nome de Elisabeth Teixeira e Margarida Maria Alves, parabenizamos todas as mulheres servidoras da UEPB e todas as mulheres paraibanas que lutam cotidianamente.
Seja o primeiro a comentar