Publicado em:
tempo de leitura: 2 minutos
Desde 2003 o dia 20 de novembro é celebrado o dia da Consciência Negra. Esta data foi escolhida por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares. Mais do que uma data comemorativa, ela representa a conscientização e valorização da relevância da cultura e do povo negro na formação da cultura brasileira.
A escolha do dia da morte de Zumbi para celebração da consciência negra tem como intuito valorizar os indivíduos negros que fizeram história. Como sabemos, a história oficial é contada por homens brancos sobre homens brancos. A exaltação de uma pessoa negra como sujeito importante objetiva dar o reconhecimento da importância de diversos personagens negros em nossa história.
Portanto, o SINTESPB/UEPB exalta este dia como sendo um momento de reflexão sobre a diversidade étnica e racial em nossa universidade, nosso estado e em nosso país. São importantes esses momentos de reflexão para pensarmos por que os negros são em minorias nas salas de aula da UEPB e no ensino superior como um todo e é grande maioria nos presídios do país; por que eles são minorias ocupando cargos públicos e é a maioria das pessoas que vivem em extrema pobreza; por que jovens negros são assassinatos cinco vezes mais do que jovens brancos no Brasil; por que dizemos que vivemos em uma sociedade não racista e na televisão os negros só estão presentes em personagens como empregadas domésticas e motoristas?
O SINTESPB/UEPB acredita em uma sociedade justa, onde todos poderemos conviver em harmonia, independente da cor, da identidade de gênero, das crenças religiosas, da sexualidade, da idade.
Seja o primeiro a comentar