No último sábado (25/07), a Diretoria do SINTESPB-UEPB participou do 2º Encontro Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que ocorreu na cidade de Patos-PB.
O encontro tinha como tema “Democracia e desenvolvimento com valorização do trabalho” e reuniu lideranças sindicais e representantes de diversas categorias de trabalhadores de toda a Paraíba, bem como dirigentes da Direção Executiva Nacional da CTB.
Durante o evento, foi realizada uma análise da conjuntura internacional e nacional, sendo ressaltadas as dificuldades dos movimentos de trabalhadores em garantir e ampliar direitos num contexto em que os trabalhadores pagam a conta da crise do capitalismo e, ainda, sentem diretamente o peso da onda conservadora e reacionária que tem ganhado força no país.
O momento serviu para reforçar a necessidade de fortalecimento do movimento sindical e da luta dos trabalhadores e trabalhadoras no país, com a aprovação, no âmbito estadual, do Plano de Luta da CTB, que propõe: o enfrentamento de diversas medidas que retiram direitos dos trabalhadores, como as decorrentes do ajuste fiscal do Governo Federal; a redução da jornada de trabalho sem redução de salários; a defesa da democracia e dos direitos sociais; a garantia da Reforma Política democrática, com o fim do financiamento empresarial das campanhas eleitorais; a luta pela garantia de igualdade entre homens e mulheres e contra as discriminações de raça, cor, idade, sexo ou orientação sexual; a luta pela realização de concursos públicos e pela regulamentação do direito de greve do servidor público; a defesa da soberania do país e da Petrobrás, enquanto patrimônio nacional; entre outros.
Durante o encontro, o Presidente da Secretaria Sindical Adjunta SINTESPB – UEPB, Fernando Borges, apresentou as dificuldades que os trabalhadores da UEPB têm enfrentado no decorrer do ano, pois são os únicos servidores da Paraíba que não receberam reajuste anual. O Presidente solicitou o apoio da CTB nas negociações com o Governo do Estado e com a Reitoria, explicando que, apesar dos mais de 130 (cento e trinta) dias de greve, nenhuma resposta satisfatória foi dada à pauta da Categoria. Em respota, o Presidente da CTB – Paraíba, José Gonçalves, aprovou moção de apoio ao movimento dos servidores da UEPB e garantiu participação em todo o processo de negociação.
Por fim, os presentes elegeram a delegação que participará do 2º Conselho Nacional da CTB, que é a segunda maior instância deliberativa da Central e cujas decisões a guiarão até o próximo Congresso da CTB, que acontecerá em 2017. O 2º Conselho Nacional ocorrerá entre os dias 29/09 e 01/10, na cidade de São Paulo, e o SINTESPB terá três representantes no evento: Severino Ramos, vice-presidente da Diretoria Executiva Estadual; Francisca de Paula, presidente do SINTESPB-UFCG-Sousa; e Marina Torres, Diretora de Assuntos Jurídicos da Executiva Estadual e Secretária-Geral do SINTESPB-UEPB-CG.
Seja o primeiro a comentar