Após 14 encontros e a realização de sete módulos, foram encerradas na tarde desta quinta-feira (12), as atividades da primeira turma do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), que buscou orientar e apresentar os caminhos e benefícios que os servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) podem seguir quando decidirem encerrar suas atividades profissionais. Ao longo dos módulos, os servidores participantes puderam conhecer e discutir a melhor forma de iniciar sua vida após a aposentadoria.
Com uma carga horária de 44 horas, o curso desenvolveu atividades acerca dos seguintes temas: significado e ressignificado da aposentadoria; aposentadoria e mudanças no convívio familiar; qualidade de vida e saúde; aspectos legais e financeiros da aposentadoria; planejamento e orientações na gestão financeira pessoal e familiar no momento pré e pós-aposentadoria.
De acordo com Ana Paula Lima, membro da equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas que promoveu o curso, a proposta é abrir pelos menos uma turma a cada semestre para que cada vez mais os servidores da Instituição possam programar sua vida.
“Pretendemos oferecer o curso em um ciclo semestral, para que vários servidores da UEPB possam participar e buscar orientação de como programar melhor sua aposentadoria. Os participantes que concluíram a primeira turma confirmaram a importância que tem programar melhor a vida, como também saber dos direitos que cada servidor tem quando for buscar seu plano de aposentadoria através do órgão estadual”, explicou Ana Paula.
Para a servidora Vera Lúcia Alves, que trabalha na UEPB há 35 anos, participar da primeira turma do Programa de Preparação para a Aposentadoria superou suas expectativas pelo nível de conhecimento que ela adquiriu ao longo dos encontros e a possibilidade de poder se preparar mais e melhor para quando decidir se aposentar. Segundo ela, são programas como esse que contribuem para que os funcionários tenham uma melhor qualidade de vida após encerrarem suas atividades profissionais.
“Agora eu sei em quais segmentos do plano de aposentadoria irei me enquadrar. Nesse curso, nós tivemos a chance de conhecer melhor a lei, entender como buscar qualidade de vida após nos aposentarmos e principalmente não sofrer muito com o choque que vai ser encerrar nossas atividades. Agora eu já posso pensar em me aposentar, como programar meu tempo e saber o quanto eu posso me dedicar a minha família, já que irei continuar trabalhando, só que voluntariamente”, destacou a servidora.
Seja o primeiro a comentar