Com o objetivo de ajudar seus servidores a pensar no futuro e melhor planejar sua aposentadoria, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançou nesta quarta-feira (23) o “Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) – Planejando o Futuro”. O lançamento aconteceu no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Campina Grande, e contou com a presença de representantes de instituições como a Fiocruz e PBPrev, a exemplo de Conceição Maria Vaz Robaina, coordenadora do Núcleo de Atenção Integral à Aposentadoria da Fiocruz; e Luiza Fernandes Gualberto e Danielle Torrião Furtado Lima, diretora administrativa financeira e gerente previdenciária da PBPrev - Paraíba Previdência, respectivamente.
No mesmo evento foi lançada a Cartilha de Orientação para Aposentadoria, elaborada pela PBPrev e impressa pela Gráfica Universitária da UEPB. A cartilha tem o intuito de explicar os principais direitos previdenciários dos servidores públicos da Paraíba. Iniciativa pioneira na Paraíba, realizada por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UEPB, através do Setor de Desenvolvimento de Pessoal, o programa foi apresentado oficialmente pelo professor Sandy Gonzaga de Melo, pró-reitor de Gestão de Pessoas.
Professor Sandy representou o reitor Rangel Junior e fez a apresentação técnica do PPA, ressaltando a importância da iniciativa que nasceu a partir da constatação do trauma que é para uma pessoa passar anos dedicados ao trabalho e, de repente, se desligar da instituição, tendo que conviver com uma série de regras e normas que estabelecem uma aposentadoria tranquila. O pró-reitor agradeceu ao empenho da equipe da PROGEP para a execução do programa e frisou que o PPA será uma ferramenta que ajudará os servidores a se prepararem melhor para a aposentadoria, podendo planejar o futuro sem o trauma do desligamento da Universidade.
O programa tem como objetivo contribuir com o processo de aposentadoria dos servidores da UEPB. Para isso, uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas Serviço Social e Psicologia irá desenvolver ações junto aos servidores que estão em período de pré-aposentadoria até dois anos antes e aposentados recentes até dois anos depois, por meio de
oficinas, com a participação de vários departamentos e setores da UEPB e em parceria com outras instituições.
As oficinas com carga de 44 horas serão divididas em módulos com temas variados. As primeiras atividades estão programadas para acontecer nos meses de novembro e dezembro. Temas como “Aposentadoria e Significado/Ressignificado das Relações de Trabalho”, “Aposentadoria e Mudanças no Convívio Familiar”, “Qualidade de vida e a saúde”, “Aspectos legais e financeiros da aposentadoria”, “Planejamento e orientações na gestão financeira pessoal e familiar no momento pré e pós aposentadoria”, serão abordados nas oficinas. As inscrições para participar dos cursos estão sendo realizadas até o dia 30 de outubro. Os encontros vão acontecer no 1º andar, Salas 106 e 107, do prédio da Administração Central.
As representantes da PBPrev, Luiza Fernandes Gualberto e Danielle Torrião Furtado Lima, ressaltaram que a aposentadoria não é o fim de uma vida, mas o coroamento de todo um trabalho. Elas também enfatizaram que as regras para a aposentadoria são difíceis, o que tornam importante um plano como o PPA e a cartilha. Fruto de uma parceria entre a UEPB e a PBPrev, a publicação tem o objetivo de ajudar os servidores a diminuir as dúvidas e entender melhor as principais regras e funcionamento do processo da aposentadoria, contribuindo para que as decisões relacionadas a esse processo sejam tomadas com tranquilidade e segurança.
Seja o primeiro a comentar