Publicado em:
tempo de leitura: 4 minutos
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual da Paraíba, lotados no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas em Patos PB, vêm a público para se pronunciar a respeito de insinuações sobre a postura profissional e seriedade de todo o segmento no ambiente laboral.
No dia 07 de outubro de 2013 o discente José Guedes Segundo, representante local do diretório central dos estudantes, no grupo da UEPB Patos na rede social facebook, num tom jocoso e desmerecedor atribuiu o “apagão” ao uso excessivo de redes sociais por parte de servidores dessa instituição.
Entretanto não podemos tolerar um pronunciamento que por trás de um aparente tom de brincadeira, contem uma clara postura preconceituosa, despropositada e desnecessária, em que o discente difama e destrata toda uma categoria profissional, atribuindo lhe uma postura não séria e desocupada.
Nesse ínterim, exigimos posicionamento da direção de centro e da entidade que é representada pelo discente, de modo a não tolerarem nenhum tipo de postura desrespeitosa e irresponsável como essa, especialmente quando vêm de alguém que tem tão grande proximidade com a Administração e que tem o dever de bem representar todo um segmento universitário.
Exigimos também a retratação pública do discente que por mais que tenha opiniões pessoais odiáveis deve sim respeitar todos aqueles que têm convivência diária.
Salientamos que acreditamos no pleno respeito e colaboração com todos os segmentos que compõem o corpo universitário, a saber: docentes, discentes e corpo de servidores técnico- administrativos e assim como é colocado no Estatuto de nossa instituição essas três categorias tem extrema relevância dentro do ambiente universitário.
Acreditamos também plenamente na liberdade de expressão especialmente dentro do ambiente público acadêmico, mas essa liberdade sempre deve ser pautada na ética, respeito e responsabilidade, sem abusos e mitigada pela proteção a direitos, como a honra, dignidade e intimidade.
Queremos acreditar ainda que a postura do discente não representa as ideias do Diretório Central dos Estudantes, e tampouco representa o ideário da maioria dos estudantes de nossa instituição, já que tal classe foi protagonista de tantas lutas, aspirações e conquistas e não poderia descer ao nível de picuinhas com o intuito apenas de difamar. Temos a certeza que a dignidade de nosso corpo estudantil supera em sua extensa maioria episódios lamentáveis como esse.
Salientamos ainda que apesar das insinuações, o facebook mais que um meio recreativo, tem sido cada vez mais uma poderosa ferramenta de comunicação, usada por empresas, instituições e até mesmo governos. Na nossa universidade fica claro que o uso do “face”, não se restringe como ferramenta pessoal, mas muitas vezes serve de canal de comunicação entre professores, alunos e demais servidores, existindo grupos como o da coordenação de monitoria e estágio e o próprio perfil oficial da Direção de Centro. Ferramentas essas sempre apreciadas e amplamente utilizadas pelo discente em questão.
Além disso, o uso do facebook amplamente difundido inclusive por discentes e docentes no mesmo ambiente universitário é permitido e até incentivado, que muitas informações, até oficiais, são primeiramente divulgadas nesse meio digital.
Quem minimamente conhece tecnologia também sabe que há inúmeros aplicativos que “logam” permanentemente via celular na rede social em questão, sem precisar inclusive utilizar a rede do campus. Mas o discente deveria saber disso, uma vez que é também presença constante nessa rede.
Por fim reafirmamos todo o compromisso de nossa classe com a instituição e com nossos deveres funcionais, especialmente com o bom serviço ofertado e com o respeito a todos. Salientamos a competência e qualificação de nossos servidores a maioria com qualificação acima do cargo.
Sempre com seriedade, honestidade, respeito, integridade ficamos a disposição de toda a comunidade universitária.
Patos, 08 de outubro de 2013
Servidores Técnico- Administrativos UEPB/Patos
Seja o primeiro a comentar