Presidente do SINTESPB/UEPB Severino do Ramo (Raminho), participou nesta quarta-feira (17), no hall de entrada do Prédio da Administração Central, Campus I, em Campina Grande. do lançamento oficial do selo comemorativo dos 45 anos da Universidade.
A solenidade teve início com a apresentação do vídeo institucional “UEPB é Isso”, dirigido por Flávio Crispim, com produção de Caio Fabrício e produção executiva de Ailson Ramalho. O vídeo mostrou parte das ações e projetos da Universidade, iniciativas que têm melhorado a vida de muitos paraibanos através da divulgação de conhecimentos em todo o Estado.
Os selos trazem a logomarca da UEPB e a estampa dos 45 anos em destaque e, no verso, uma imagem da bandeira nacional, do mapa do Brasil e flores do ipê amarelo, árvore símbolo nacional. Segundo os idealizadores, a representação gráfica mostra o entrelaçamento de pensamento e forças que constituem o engenho do conhecimento científico da Universidade.
UEPB levada para todo o Brasil Durante a solenidade, a reitora Marlene Alves rememorou a história da UEPB, celebrando os 45 anos de existência da Instituição. “Em 1966, quando a Universidade Regional do Nordeste (URNe) nasceu, a instituição desenvolveu o pensamento de que poderia ser um pólo de desenvolvimento não só para a Paraíba, mas para todo o Nordeste. Apesar de todas as crises ao longo dos 45 anos, ela nunca cerrou suas portas. No ano de 87 ocorreu a estadualização e, em 2004, um verdadeiro divisor de águas, com a Lei de Autonomia Financeira”, recordou. Segundo ela, a Lei surgiu para conferir maior segurança institucional, fazendo o papel pelo qual a comunidade acadêmica lutava desde 1966. “Queremos levar a UEPB para o mundo e, de certa forma, hoje conseguimos isso, através deste selo que representa a nação brasileira e que diz, implicitamente, que na Paraíba há uma Universidade que trabalha cotidianamente para fazer o melhor para a sua região e para o Brasil”, acrescentou. Para Gelvan Batista Lisboa, a intenção de lançar um selo comemorativo é fazer com que um ato simples, como a emissão de uma carta, leve este momento para um país inteiro e para todo o mundo. “A partir de agora a UEPB estará presente onde os Correios estiverem”, afirmou o representante dos Correios. Além disso, os selos integrarão a revista Correio Filatélico, de circulação nacional. Na ocasião, também foram lançados três livros publicados pela da Editora da UEPB: “Luz para sua Gente e sua Terra – nota sobre a história da UEPB”, de autoria de Janailson Macedo Luiz; “Anos de Luta – da intervenção do DCE da URNe à estadualização da universidade – 1981 a 1987”, de Valdir Porfírio, ex-representante estudantil da UEPB; e “O Despertar da Cultura – Centro Acadêmico de Letras”, escrito por Marinalva Freire.
Para Raminho O lançamento do selo comemorativo do selo da UEPB é um marco para a instituição, pois no Brasil a UEPB e um instituição relativamente nova, pois da URNE para a UEPB são apenas 45 anos formando cidadãos e produzindo conhecimento para a Paraíba, o Brasil e o Mundo. Nós do SINTESPB/UEPB comemoramos essa homenagem dos correios a UEPB que além de dar visibilidade a instituição leva a UEPB para o mundo.
Seja o primeiro a comentar