Governo do Estado não repassa o duodécimo nem salários da UEPB

Publicado em:

O Governo da Paraíba não repassou os recursos do duodécimo orçamentário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O não repasse inviabiliza o pagamento de salários aos servidores docentes e técnico-administrativos universitários, referente ao mês de dezembro. Nas últimas semanas, a reitora Marlene Alves vinha negociando diretamente com o governador as garantias para os repasses dos valores destinados à Universidade, tendo em vista o acúmulo de diferenças ao longo do ano de 2010 e as mudanças necessárias no orçamento para 2011 e na Lei de Autonomia, o que dariam maior segurança para o desenvolvimento de atividades na Universidade do estado.

As informações técnicas, a chamada folha de pessoal, para o pagamento dos salários de dezembro estão com a instituição bancária desde o dia 18 de dezembro e o banco assegurou que estaria apto a pagar a partir do dia 22 de dezembro, conforme informou a Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UEPB. Tudo dependia apenas do repasse dos recursos por parte do governo, já previtos em orçamento, mas que não aconteceu.

Após mais de oito anos de estabilidade e pontualidade no recebimento dos salários, os servidores da Universidade Estadual se habituaram a esta calmaria, mas agora estão tendo que lidar com esta contrariedade. “Nos últimos anos, a UEPB vinha pagando os salários dos servidores sempre dentro do mês trabalhado e este momento de insegurança e turbulência, certamente, causará um enorme transtorno para as duas categorias de servidores. É um final de ano de sucesso para a UEPB melancólico para o governo que quebrou uma tradição prejudicando a muita gente”, declarou o professor Rangel Junior, Pró-Reitor de Planejamento.

A professora Marlene Alves lamentou o fato, dizendo estar “indignada com estes procedimentos, que revelam, infelizmente, uma grave incompreensão da importância desta Universidade e do papel de sua comunidade para o desenvolvimento da Paraíba. Passamos vários dias tentando liberar os recursos e percebemos as portas todas irem se fechando. Viraram as costas para mais de duas mil famílias de professores e técnico-administrativos da UEPB, em um momento de final de ano, consolidação de trabalhos e tantos êxitos alcançados pela Universidade ao longo do ano. É um transtorno para toda comunidade da Universidade do estado”.

Os servidores devem aguardar novas informações que indiquem perspectivas de pagamento, que deverá ser cumprido pelo governador Ricardo Coutinho nos próximos dias, uma vez que, provavelmente, outras categorias do estado estarão em situação semelhante pelos próximos dias.  

Fonte: Ascom

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário!

seu e-mail não será publicado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Conteúdo principal 1
  2. Menu 2
  3. Rodapé 4
  4. Modo Escuro 5
  5. Mapa do Site 6

Pular para o conteúdo