Universidade Estadual da Paraíba celebra 23 anos de Estadualização nesta segunda-feira (11)

Publicado em:


Este dia 11 de outubro é uma data muito especial para a UEPB, não só por ser aniversário de Campina Grande, cidade que sedia o Campus I da Instituição, mas porque também é celebrado o 23º aniversário de Estadualização da Universidade.

Depois da criação e autorização para que a Universidade Regional do Nordeste (URNe) funcionasse, a Estadualização foi o fato de maior repercussão na história desta instituição de ensino superior. Acompanhados pelas lideranças políticas, classistas e comunitárias, os representantes de professores, estudantes e funcionários da Universidade Regional do Nordeste (URNe) articularam uma vigorosa mobilização, que levou o Governo do Estado a promover a estadualização da Universidade.

Várias tentativas foram feitas e, para se concretizar este sonho, foi preciso lutar por cerca de cinco anos. Somente em 11 de outubro de 1987, sancionou-se a Lei 4.977, transformando a deficitária Universidade Regional do Nordeste em Universidade Estadual da Paraíba. A partir de então, novos caminhos se abriram para a UEPB, apontando para sua definitiva consolidação.

A assinatura da Lei representou o coroamento de uma grande mobilização, envolvendo praticamente toda a sociedade paraibana. Ficou na história a assembleia realizada no auditório do Colégio das Damas, onde estiveram presentes várias lideranças políticas.

Desde então, a Universidade só cresceu e, hoje, é possível compreender melhor a dimensão da importância da estadualização da UEPB. Este ato promoveu o fortalecimento da Instituição que já conquistou, inclusive, a sua autotomia financeira e, atualmente, conta com mais de 17 mil alunos. A Instituição faz-se presente em regiões do Litoral ao Sertão do estado, oferecendo ensino de qualidade e desenvolvimento econômico, social e humano para as cidades onde estão instalados os campi da UEPB.

Por isso, o que a Universidade comemora hoje é muito mais que uma simples passagem de aniversário, mas uma construção feita por milhares de mãos e financiada por milhões de anônimos, cidadãs e cidadãos paraibanos que fazem de sua contribuição de impostos a sustentação desta Instituição. Esta é uma prova de que a UEPB é, graças à estadualização e mais do que nunca, patrimônio dos paraibanos e a Universidade da Paraíba.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário!

seu e-mail não será publicado

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Conteúdo principal 1
  2. Menu 2
  3. Rodapé 4
  4. Modo Escuro 5
  5. Mapa do Site 6

Pular para o conteúdo